Filmes Sobre a Vida Estudantil Que Vale Assistir

- by Leandro Correa Martins 2

Uma seleção de filmes sobre a vida dos estudantes, desde a época do colégio, em intercâmbios, na universidade e até nas festas de faculdade:


10. “Sociedade dos Poetas Mortos”
Peter Weir, 1989
No final dos anos 50, John Keating (Robin Williams), ex-aluno da Welton Academy, é contratado para ser o novo professor de literatura da instituição. Seu objetivo é inspirar seus alunos a desenvolver suas habilidades e a capacidade crítica. De tão clássico, já ganhou até uma versão que se passa em um internato de meninas. Dramático do começo ao fim, é considerado um dos filmes mais poéticos do gênero e faz muita gente chorar. Vai um lencinho, aí?

9. “Curtindo a Vida Adoidado”
John Hughes, 1986
Quem nunca teve vontade de tirar o dia de folga, na época do colégio, na faculdade ou no dia a dia de trabalho? John Hughes, um dos gênios dos filmes adolescentes dos anos 80, diretor de “Clube dos Cinco” (1985), imortalizou esse desejo no personagem Ferris Bueller (Matthew Broderick). Apesar de ser bem característico dos anos oitenta e da história ser absolutamente inverossímil, o filme é divertidíssimo e conquista público até hoje.

8. "Patch Adams- O Amor é Contagioso"
Tom Shadyac, 1999
Não são apenas os jovens que entram na faculdade. Um dos mais famosos estudantes quarentões da ficção é Patch Adams (Robin Williams), que se interna em um sanatório para se recuperar de uma depressão e lá descobre seu interesse em ajudar os outros. A história é baseada na biografia de Hunter Adams, que inspirou de grupos de médicos-palhaços como o Doutores da Alegria. Trata-se de uma comédia dramática dessas de fazer uma enxurrada de lágrimas.

7. “Apenas o Fim”
Matheus Souza, 2009
Este é um dos raros exemplares dos longas-metragens nacionais que abordam a temática estudantil. Apesar de não discutir o dia a dia universitário, o enredo fala de aflições dos estudantes e de jovens profissionais que não sabem o que esperar do futuro. Além disso, a história se passa dentro da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e o filme foi dirigido por um aluno de cinema da instituição.

6. “Procura-se um Morto”
Alan Cohn, 1998
Dois colegas de quarto curtem a vida universitária nas baladas do campus e o resultado negativo logo chega com as baixas notas do boletim. Para salvar o pescoço e não bombarem, eles descobrem uma maneira bastante surreal de não serem expulsos e ainda por cima ganharem as notas máximas.

5. “Legalmente Loira”
Robert Luketic, 2001
Para provar toda a sua capacidade, Elle Woods (Reese Whiterspoon) resolve estudar para passar no curso de direito de Harvard. Na faculdade, Elle quebra o estereótipo da loira fútil, leva um pouco de moda para os sérios estudantes do campus e apresenta aos espectadores o dia a dia de um estudante de direito na universidade e em ação no tribunal.

4. “Quebrando a Banca”
Robert Luketic, 2008
O filme é inspirado na história real de um grupo de alunos da instituição liderado por Jeff Ma do MIT que vai para Las Vegas aos finais de semana fazer fortuna nos cassinos com truques matemáticos. O esquema era usar conhecimentos estatísticos para contar cartas e, com a ajuda de um sistemas de sinais, vencer todas as rodadas do
21, também conhecido como blackjack.

3. “Gênio Indomável”
Gus Van Sant, 1997
A universidade é muito mais um pano de fundo dessa história de amizade entre o psiquiatra Sean McGuire (Robin Williams) e Will Hunting. Interessante observar que nem sempre as mentes mais brilhantes estão nos bancos universitários e que a genialidade não é sinônimo de sucesso profissional.

2. “Eleição”
Alexander Payne, 1999
O filme é uma dobradinha de atores que já apareceram nessa lista. O filme pode parecer mais uma comédia adolescente americana, mas vai além disso. Fala sobre embates de poder, faz críticas ao chamado “american way of life” e ilustra um pouco da vida política estudantil nos EUA.

1. “Albergue Espanhol"
Cédric Klapish, 2002
Xavier (Romain Duris), estudante parisiense, está no último ano do curso de economia quando decide fazer um intercâmbio em uma faculdade de Barcelona para aprender a falar espanhol e conseguir um emprego. Lá, Xavier encontrar uma república onde vai morar com estudantes de diferentes nacionalidades. Apesar de alguns clichês, trata-se de um dos melhores filmes sobre a vida estudantil em república, retrata um intercâmbio e o amadurecimento dos jovens.

Blog Sua Carreira

Leandro Correa Martins. Minha Missão é Ajudar Pessoas na utilização de ferramentas para uma Gestão inteligente, dos processos de Gestão de Pessoas (com ênfase em Gestão por Competências com Avaliação de Desempenho), através de consultoria e treinamento específico, em processos e sistemas de cargos e salários, recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento. Especialista em gestão de pessoas e negócios. Fundador do Blog Sua Carreira. 20 anos de experiência no mundo corporativo em empresas do segmento bancário, consultoria de recursos humanos e tecnologia. Inscreva-se no meu canal do Youtube.
Eu também sou membro de um grupo fechado de pessoas que cria negócios lucrativos online. Quer saber mais? ==> Libertação Digital.

2 comentários:

Comente e Compartilhe com seus amigos!

...................................................................

.
.

Os Mais Lidos da Semana

Blog Sua Carreira © 2017 - Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.
© 2017 Blog Sua Carreira. WP Theme-junkie converted by BloggerTheme9
Traduzido por: Template para Blog