Demitir-se da empresa ou do chefe?

- by Leandro Correa Martins 0

Por Cíntia Menegazzo Campos

Ontem tive um atendimento onde novamente, falamos sobre carreira e liderança. Minha pergunta então para você leitor é: Demitir-se é uma tendência nos dias de hoje, tendo em vista a má liderança?

Desde que comecei a ministrar treinamentos, venho observando que a maioria das pessoas demite-se de seus chefes e não da organização em que trabalham. Aliás, Ken Blanchard sabiamente disse isto há anos, em vários de seus livros.

O fato é que as pessoas estão com mais autonomia e sentindo-se donas de suas carreiras. E aí autoritarismo e falta de gestão não combinam! Além do que, muitos gestores insistem em desmotivar seus funcionários.

Independente da geração que você esteja, alguns pontos segundo Minarelli, são cruciais para o sucesso da sua carreira. E cada vez mais observamos isto sendo trabalhado pelos liderados, porém nem sempre pelos líderes. São eles:

Autoconhecimento: O principal deles. Solicite feedback interna e externamente. Faça uma auto-avaliação realista de suas qualidades, vocação, interesses, competências e foque no que te propicia realização.

Objetivos claros de carreira atuais e futuros: aonde quer chegar? Monte um planejamento baseando-se na auto-avaliação e nas oportunidades oferecidas pela empresa ou mercado. Se necessário faça coaching! Esta ferramenta tem ajudado muito os profissionais que a utilizam.

Montar um plano de ação: “corra atrás” da capacitação necessária p/o alcance dos objetivos que julgas necessário.

Manter a atenção às oportunidades: tome a decisão das suas escolhas. Não fique no papel de vítima. Pergunte-se periodicamente: o que quero para o meu futuro?

Manter o networking em dia: cada pessoa que te conhece pode te apresentar para ao menos três outras. Escrever, estar nos sites, ir nos eventos é obrigação. Deve fazer parte da rotina das pessoas que buscam uma carreira de sucesso.

John Maxell, aponta quatro fatores que levam as pessoas a desistirem de seus líderes:

1. As pessoas desistem de quem as desvaloriza
2. As pessoas desistem de quem não é confiável
3. As pessoas desistem de quem é incompetente
4. As pessoas desistem de quem é inseguro

Diante disto, nós, líderes, RH, leitores temos muito a refletir! Estamos fazendo a nossa parte?

Estamos nos permitindo re-aprender?
Estamos ajudando no desenvolvimento da carreira de quem lideramos? Ou estamos ajudando nossos liderados a irem embora?

Lembrem: desenvolvimento significa des-ENVOLVIMENTO!

Permita-se então, envolver-se na carreira do seu liderado! Orienta, participe, compartilhe experiências e mais do que nunca retenha-os!

Cíntia Menegazzo Campos
@cintiamenegazzo
http://www.cintiamenegazzo.blogspot.com/
cintia.menegazzo@fgy.com.br
skype Cintia Menegazzo Campos
http://br.linkedin.com/in/cintiamenegazzo
facebook.com/cintia.menegazzo
site: http://www.fgy.com.br/

RSS FeedsGostou deste post? Então, não se esqueça de comentar no link abaixo e assinar nosso RSS Feed ou então se preferir, cadastre-se para receber gratuitamente as postagens por email.
Sua Carreira - Você no caminho certo!!!!

 

Blog Sua Carreira

Leandro Correa Martins. Minha Missão é Ajudar Pessoas na utilização de ferramentas para uma Gestão inteligente, dos processos de Gestão de Pessoas (com ênfase em Gestão por Competências com Avaliação de Desempenho), através de consultoria e treinamento específico, em processos e sistemas de cargos e salários, recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento. Especialista em gestão de pessoas e negócios. Fundador do Blog Sua Carreira. 20 anos de experiência no mundo corporativo em empresas do segmento bancário, consultoria de recursos humanos e tecnologia. Inscreva-se no meu canal do Youtube.
Eu também sou membro de um grupo fechado de pessoas que cria negócios lucrativos online. Quer saber mais? ==> Libertação Digital.

0 comentários:

Comente e Compartilhe com seus amigos!

...................................................................

.
.

APRENDA INGLÊS COM MÚSICA

APRENDA INGLÊS COM MÚSICA
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E APRENDA INGLÊS COM MÚSICA

Os Mais Lidos da Semana

Google+ Followers

Blog Sua Carreira © 2017 - Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.
© 2017 Blog Sua Carreira. WP Theme-junkie converted by BloggerTheme9
Traduzido por: Template para Blog