Revenda de Hospedagem Locaweb

Como Planejar a Carreira



Por Isaura Ferreira


 O planejamento de carreira é fundamental, a fim de que o profissional estabeleça um objetivo claro e opte por um compromisso consigo mesmo, para entrar em ação e chegar ao lugar que deseja. É importante ressaltar que o planejamento de carreira, não deve ser inflexível, mas deve servir como uma alavanca para alcançar o sucesso.


Durante a trajetória profissional, podem surgir algumas situações e oportunidades, que não estavam previstas no planejamento e cabe ao profissional estar atento para avaliar se deseja aproveitá-las ou não. Algumas dicas para ajudar no planejamento de carreira:

Analise sua realidade
O primeiro passo para realizar um planejamento de carreira é analisar a sua realidade. Faça uma análise sincera sobre seus objetivos e os resultados que está obtendo. De zero a dez, quanto você está satisfeito com a sua carreira neste momento? Você está usando seus talentos, pontos fortes e conhecimento de forma produtiva, a fim de gerar os resultados que você deseja? Como você se enxerga hoje em relação à sua carreira? Entender a sua realidade é fundamental para estabelecer um propósito claro de carreira.

Tenha um objetivo claro
Que objetivo você quer alcançar? Uma promoção? Mudar de emprego? Mudar de carreira? Ter o próprio negócio? Ter mais qualidade de vida no trabalho? Equilibrar melhor vida pessoal e profissional? O seu objetivo de carreira deve estar alinhado com os seus valores pessoais e propósito de vida. O que você realmente deseja para sua carreira? E que impactos isso terá na sua vida pessoal? Se você não definir com clareza seus objetivos em relação à carreira, pode ser levado por um caminho que você não deseja.

Pesquise o mercado que irá atuar
Você já pesquisou o mercado que quer atuar? Ou a empresa que deseja trabalhar? O que você tem de bagagem que pode contribuir melhor com a oportunidade que você deseja? O que falta para que você esteja mais bem preparado? Quando e como você vai começar a buscar aquilo que falta, para que você esteja habilitado a merecer esta oportunidade?

Estabeleça um plano de ação
O que você quer para a carreira daqui a um, dois ou cinco anos? É importante escrever o que você deseja e dividir cada objetivo, em etapas menores. Coloque um prazo para concluir cada etapa. Avalie que recursos você precisará para concretizar o objetivo. Desta forma, você pode acompanhar seus resultados, a fim de verificar se suas ações estão te conduzindo ao objetivo desejado e, se necessário, realizar mudanças.

Amplie sua rede de contatos
Pesquisas indicam que um número cada vez maior de pessoas, encontra oportunidades de carreira e negócios através do networking. Cultivar a rede de contatos é um excelente instrumento de integração entre pessoas de diversas áreas, possibilitando oportunidades únicas. Mas, para isso, você precisa deixar claro o seu objetivo, a fim de que seus contatos saibam o que você necessita e possam ajudá-lo.

Prepare-se para mudanças
Você precisa perceber os resultados que está obtendo por meio de suas ações e alterá-las imediatamente, caso alguma delas estejam te afastando do seu objetivo. Perceba o que lhe acontece diariamente e se você está obtendo aquilo que não deseja, ao invés daquilo que realmente quer. Analise os resultados das suas ações e altere-as sempre que necessário. É preciso ter flexibilidade para mudar o comportamento até conseguir alcançar a sua meta. Tenha sempre um plano B, mas sem perder o seu foco.


Maximize sua performance
Como você pode ampliar sua performance? Que capacitações você pretende fazer e que irão ajudar a decolar sua carreira e melhorar seus resultados? Invista em cursos, palestras, livros. Também é importante alimentar a autoconfiança. Acreditar que é capaz de realizar seus projetos é essencial para obter sucesso. Analise os momentos de carreira que você obteve triunfo e verifique que atitudes teve e que o levaram à conquista naquele momento e que você pode fazer novamente. Relembrar os momentos de sucesso fortalece sua autoconfiança.


Isaura Ferreira 

Especialista em carreiras. Desenvolve processos de coaching, workshops e palestras, com base na maximização e desenvolvimento do potencial, talentos e liderança. Trainer e Palestrante. Autora do E-book “Com a carreira nas mãos”. Certificação Internacional em Coaching – Life Coaching, Coaching Executivo e Corporativo, Coaching de Talentos pela Condor Blanco - Organização Mundial de Desenvolvimento Humano, credenciada pela AICP (Associação Internacional de Coaches Profissionais). Administradora de Empresas pela Universidade do Estado de Santa Catarina - ESAG/UDESC. Estudiosa do comportamento humano e liderança. Atua nas linhas de Coaching de Carreira e Liderança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e Compartilhe com seus amigos!

SSL Locaweb
.
Cupom de 35% OFF na Pós-Graduação Intensiva (Código: QUERO35)