15 Sites Para Aprimorar Seus Conhecimentos e Ficar Mais Inteligente


Conheça alguns endereços da web com cursos e palestras gratuitos 

(Fonte da imagem: Reprodução/Website Ideas)
A internet é um campo vasto de informações, com infinitas fontes e canais através dos quais podemos ter contato com sabedorias de diferentes áreas. Todo mundo, hoje em dia, consegue realizar uma pesquisa no Google ou utilizar a Wikipedia para buscar um artigo sobre um tema específico.
Há, porém, quem procure por dados mais detalhados, com abordagens mais aprofundadas, em níveis científicos, acadêmicos ou mesmo escolares, e nem sempre encontra bons materiais através de uma simples pesquisa na web. 
Nesta listagem, abaixo relacionada, selecionamos uma variedade de sites na internet que oferecem palestras, cursos e videoaulas totalmente gratuitos que trazem conhecimento e curiosidades que podem fazer a diferença no seu dia a dia.
Muitos desses endereços exigem que o leitor tenha domínio do inglês para acompanhar os materiais de áudio e vídeo, e nem sempre há tradução ou legendas em português disponíveis nos cursos e palestras. Claro que, para uma pessoa inteligente, textos em outra língua podem ser facilmente resolvidos utilizando o Google Tradutor. E quem deseja aprender a ouvir e falar o inglês pode se aventurar no Duolingo, o 13º site da nossa lista.
Confira abaixo esses portais, centros educacionais, bibliotecas e sites de curiosidades e cultura que vão ajudar a lhe deixar bem informado sobre os assuntos de seu interesse, as tendências de mercado e as novidades mais quentes e interessantes da atualidade.

01. TED

(Fonte da imagem: Reprodução/TED)
As conferências TED nasceram com foco em Tecnologia, Entretenimento e Design, mas hoje em dia você pode aprender sobre os mais diversos assuntos da contemporaneidade. Há palestras gratuitas com os principais nomes do mercado, com pessoas que se tornaram referências em seus campos de trabalho. Os materiais podem ser assistidos online ou baixados através do iTunes.

02. 99U

Outro excelente local para conferir vídeos educacionais dos mais diferentes tópicos é o 99U. O site tem um foco maior nas áreas de criatividade, desenvolvimento de negócios e inovação, o que faz deste canal um ótimo endereço online para executivos, empresários e administradores.

03. Coursera

(Fonte da imagem: Reprodução/Coursera)
Mais de 5 milhões de participantes cursam algumas das aulas oferecidas pelo site gratuito Coursera, que tem mais de 500 programas cadastrados, de 100 instituições parceiras e em diferentes línguas (ainda que a grande maioria dos cursos seja mesmo em inglês, há opções até em português). A variedade de temas é bem abrangente, e os cursos podem durar semanas e têm acompanhamento de professores e profissionais.

04. Open Education Database

O portal Open Education Database tem mais de 10 mil aulas e cursos online e oferecidos gratuitamente, com parceiros como o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), a Universidade de Michigan e a Universidade Johns Hopkins. No site, você pode procurar por materiais nas categorias de artes, negócios, educação, engenharia e ciência da computação, medicina e saúde, matemática e ciências.

05. Academic Earth

(Fonte da imagem: Reprodução/Academic Earth)
Academic Earth é um portal que agrega cursos online – gratuitos e em vídeo – de mais de 50 universidades do mundo. O site conta com uma seção de playlist com os vídeos mais interessantes e os tópicos mais fundamentais de ensino. Há também uma categoria de eletivas chamada “Video Electives” que traz não apenas informação, mas também um formato animado e divertido de assistir.

06. Khan Academy

Khan Academy oferece educação de qualidade, em nível colegial, de forma gratuita para todo o tipo de público. Pais, professores e alunos podem aprender e tirar dúvidas em praticamente todas as matérias conhecidas, como matemática, ciência, história e geografia. O portal conta ainda com um sistema para acompanhar o seu progresso nas aulas.

07. Quora


(Fonte da imagem: Reprodução/Quora)
O site Quora traz uma maneira inovadora de adquirir e compartilhar conhecimento. Através dele, você pode deixar perguntas para experts nos mais variados assuntos responderem. No seu perfil, você pode criar uma lista de interesses baseada nos mais de 250 mil tópicos categorizados no site. É possível também responder perguntas de outros usuários que dividem a mesma paixão e interesse que você.

08. Project Gutenberg

A biblioteca do Project Gutenberg oferece mais de 4.200 livros gratuitos, de domínio público, para você baixar no seu computador, tablet ou eReader. No site, você encontra títulos variados de literatura, documentos históricos, livros de não ficção e obras clássicas e contemporâneas. Tudo isso sem custo e totalmente dentro da lei.

09. The World Factbook

(Fonte da imagem: Reprodução/The World Factbook)
Esta página da CIA traz informações detalhadas de 267 entidades do globo, com dados sobre a história, a população, o governo, a economia, geografia, comunicação, transporte e relações internacionais das nações. O site contém mapas físicos e políticos, e há uma seção especial com curiosidades e comparações entre os países do mundo.

10. GeographyIQ

GeographyIQ é um atlas mundial online que traz informações sobre a geografia, economia, política, história e a cultura de cada país ou região do globo. O site traz detalhes precisos e atuais sobre a situação demográfica, a condição de vida, dados ambientais e climáticos das nações. É ideal para quem quer saber mais sobre uma região antes de viajar; o site traz dados culturais relevantes, além de oferecer a equivalência da moeda corrente em cada país.

11. Lumosity

(Fonte da imagem: Reprodução/Lumosity)
Lumosity é um programa desenhado por neurocientistas que traz uma série de jogos e atividades com o objetivo de aprimorar a sua capacidade cognitiva. O projeto visa melhorar a velocidade e a flexibilidade do seu pensamento, ajuda a resolver problemas com mais facilidade e estimula o uso da memória e da atenção. O programa acompanha o seu progresso e verifica seus pontos fortes e fracos. Além disso, as brincadeiras e atividades são realmente interessantes e divertidas de jogar.

12. Wikiversidade

Wikiversidade é a versão educativa, em nível colegial, universitário e acadêmico, da Wikipedia Foundation e contém uma grande variedade de páginas com artigos e matérias dos mais variados assuntos. Há cursos, aulas e grupos de estudo cadastrados no portal, busca por temas e áreas, além de categorias por nível de escolaridade. Todo conhecimento, como nas páginas da Wikipedia, é formado de maneira colaborativa entre os participantes.

13. Duolingo

(Fonte da imagem: Reprodução/Duolingo)
Duolingo é um site (e app) completamente gratuito no qual você pode aprender uma nova língua. O portal traz exercícios de vídeo, fotos e áudio para ajudar você a dominar uma língua estrangeira. O intercâmbio de linguagens já ocorre entre o inglês, o espanhol, o alemão, o francês, o italiano e o português, e o ensino ocorre com jogos e com diferentes estímulos para fazer você aprender brincando.

14. Udacity

Udacity fornece vídeos e aulas que explicam conceitos das áreas de matemática, física, computação, psicologia e até temas do mundo empresarial. Os cursos estão divididos em três níveis diferentes, entre o básico, intermediário e avançado, o que facilita a busca por conteúdos de acordo com o seu grau de conhecimento sobre o assunto. Os vídeos são bem explicativos e o site conta com um visual que ajuda bastante a navegação.

15. MegaCurioso

(Fonte da imagem: Reprodução/MegaCurioso)
Uma forma de se manter por dentro das notícias mais curiosas e mais divertidas da atualidade é ficar ligado no site MegaCurioso, que traz todos os dias matérias com informações e dados interessantes que podem ajudar a puxar papo entre os amigos e os colegas de trabalho, no momento de descontração ou em uma mesa de bar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e Compartilhe com seus amigos!

.
Cupom de 35% OFF na Pós-Graduação Intensiva (Código: QUERO35)