3 Mitos na Escolha da Sua Carreira

- by Leandro Correa Martins 0

mitos-carreira-orientacao-vocacional

Por Vinicius Nogueira

Está pensando em escolher uma carreira profissional ou mudar de profissão? Existem mitos que causam confusão na cabeça de muita gente, induzindo-as a decisões no mínimo equivocadas.
Vou apresentar para você abaixo três desses mitos para que tenha cuidado e evite ser mal influenciado por eles:
1 – “Serei bem sucedido escolhendo uma carreira de alta demanda”
No mercado de trabalho, sempre vemos (principalmente no começo e final de ano) listas das profissões, carreiras de maior demanda em vários setores da economia. Nestas listas, há promessas de excelentes perspectivas de ganhos salariais, benefícios e tudo o mais, o que naturalmente atrai muito nossa curiosidade, fazendo as vezes com que mudemos nossos plano de carreira por causa disso.
Por exemplo, digamos que você trabalhe com Marketing, mas viu a explosão da demanda por engenheiros no mercado de trabalho, você decide mudar de carreira e começa a estudar engenharia. Depois de algum tempo, percebe que cometeu um grande erro, acha chato demais a avalanche de disciplinas de exatas, percebe que aquilo não é para você, então chega o momento em que desiste, voltando a focar na profissão anterior. Resultado: perda de tempo, dinheiro e acúmulo de muitas frustrações. Para evitar isso é preciso saber o quanto essa nova carreira de alta demanda no momento tem sintonia com seu perfil, interesses, habilidades, valores, enfim, se ela bate com sua vocação profissional.
Além do mais, demandas vêem e vão, então o que era moda e muito desejado nos últimos anos pode não ser mais no ano seguinte.
2 – “Existe uma carreira perfeita para mim”
Apesar de você ser uma pessoa única, isto não significa que exista somente uma ÚNICA carreira que combina com você. Na verdade, com base em seu perfil único existe um leque de opções de carreira que lhe são compatíveis, e quanto mais você saber sobre isso, melhor serão suas chances de dar acerto.
Por outro lado, nem sempre a tristeza do momento que esteja passando vá significar que você está numa carreira errada. Veja este exemplo: Você pode ter escolhido sua carreira profissional e sentir-se feliz por estar realizando um sonho, mas não demora muito, com as pressões do trabalho no dia-a-dia, problemas de deslocamento (custo/distância), colegas de trabalho de difícil relacionamento, empresa em dificuldades financeiras, salário baixo (ufa, acho melhor parar por aqui, acho que já dei motivos demais!) para que sinta-se tão desmotivado e acredite que fez a pior escolha da sua vida ao optar por essa carreira.
Porém, sabemos que muitos dos problemas que você talvez esteja passando podem não estar ligados a sua profissão, mas ao seu atual emprego, podendo ser resolvidos (ou minimizados) ao procurar uma empresa melhor para trabalhar ao invés de apenas acreditar que está na carreira errada. Perfeição é um termo muito forte para se atribuir a uma carreira profissional, seja qual for esta, pois todas implicam interações humanas, e cabe lembrar, somos imperfeitos por natureza. Uma carreira que combina com você vai permitir que tenha muito mais momentos felizes do que estando em uma carreira incompatível com sua vocação.
3 – “Se eu tiver um ótimo salário, serei feliz” Se você está infeliz em seu atual emprego ou num nível mais amplo, em sua profissão, não é um aumento salarial que vai resolver seu problema. Talvez ele lhe dê um alívio emocional por algum tempo, mas que não deverá demorar muito para sua insatisfação retornar. Vemos na TV, jornais, muita gente famosa, bem sucedida financeiramente sofrendo crises intermináveis de depressão profunda (levando algumas até ao suicídio) e assistimos a tudo isso nos perguntando embasbacados como uma pessoa que pode ter tudo o que quiser financeiramente pode se encontrar nessa situação. O problema é que o dinheiro, embora contribua para nossa satisfação (principalmente como uma válvula de escape temporária quando o trabalho é insuportável) está longe de ser a cura para a infelicidade na carreira profissional. Sempre procure conciliar felicidade (vocação profissional) com o dinheiro. Claro, isso não é um trabalho simples de se fazer, vai exigir muito auto-conhecimento e estratégia aliadas a boa dose de disciplina, mas você ficará maravilhado de como muita gente tem conseguido atingir esse objetivo.
Muitas vezes assumimos algumas verdades ditas pelo senso comum, que não passam de mitos, e nos limitamos baseando-se nelas. Nesse processo começamos a correr em direção a objetivos muitas vezes inalcançáveis, ou quando alcançado, nos damos conta de que aquilo não nos levou realmente a lugar algum, quando então lamentamos todo o tempo, esforço e dinheiro perdido nessa empreitada.
Desfaça os mitos em sua mente, veja se seus planos não estão contaminados por eles. Talvez você esteja perseguindo um objetivo em sua carreira, seja buscando sua vocação profissional ou uma mudança dentro da área atual, e sem perceber começa a trabalhar seus objetivos com esses mitos enraizados em seu subconsciente.

É hora de corrigir sua rota, se for o caso, para que atinja seu objetivo profissional ao mesmo tempo em que esteja realmente feliz e realizado.
Autor: Vinicius Nogueira do site DNA Vocacional
Visite:
http://dnavocacional.com.br
 

Blog Sua Carreira

Leandro Correa Martins. Minha Missão é Ajudar Pessoas na utilização de ferramentas para uma Gestão inteligente, dos processos de Gestão de Pessoas (com ênfase em Gestão por Competências com Avaliação de Desempenho), através de consultoria e treinamento específico, em processos e sistemas de cargos e salários, recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento. Especialista em gestão de pessoas e negócios. Fundador do Blog Sua Carreira. 20 anos de experiência no mundo corporativo em empresas do segmento bancário, consultoria de recursos humanos e tecnologia. Inscreva-se no meu canal do Youtube.
Eu também sou membro de um grupo fechado de pessoas que cria negócios lucrativos online. Quer saber mais? ==> Libertação Digital.

0 comentários:

Comente e Compartilhe com seus amigos!

...................................................................

.
.

Os Mais Lidos da Semana

APRENDA INGLÊS COM MÚSICA

APRENDA INGLÊS COM MÚSICA
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E APRENDA INGLÊS COM MÚSICA

Google+ Followers

Blog Sua Carreira © 2017 - Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.
© 2017 Blog Sua Carreira. WP Theme-junkie converted by BloggerTheme9
Traduzido por: Template para Blog