8 Princípios de um Modelo de Negócios Rentável

- by Leandro Correa Martins 0



Não tenha produtos. Tenha um modelo de negócios.

Explico: quando escrevi meu primeiro livro, o "Google Marketing", em 2006, ele era apenas um livro. Em 2011, com a 4ª edição, resolvi mudar o título para "Os 8Ps do Marketing Digital" e transformá-lo em um modelo de negócios que envolve o livro, o curso presencial, o curso online, palestras, consultorias e cursos In company e até licenciamento de marca. 

Agora estou começando com a iniciativa "8Ps convidados".

Isso fez com que o livro vendesse muito mais, porém, o que realmente importa é que o modelo de negócios 8Ps fatura como um todo muito mais por causa da força da marca presente em diversos ambientes.

Com o iJumper está sendo a mesma coisa: ebook, curso, site de membros, evento presencial, e vem mais por aí.

Para você transformar seu produto em um modelo de negócios, você tem que seguir alguns princípios:

1) Tenha uma marca
Uma marca deve ser distintiva e registrável INPI. Imagine se o 8Ps se chamasse "Curso de marketing digital". Lembre-se que uma marca tem identidade visual própria, provoca emoções, tem público-alvo específico.

2) Tenha algo empacotável.
O 8Ps é um curso de marketing digital com 8 passos bem distintos. Ele pode ser vendido como "Método 8Ps", que tem muito mais aspectos de produto do que "curso de marketing digital". Não pode ser algo genérico. Tem que ser algo tangível ou com aspectos tangíveis.

3) Seja replicável.
É importante que você consiga replicar o produto quantas vezes quiser, rapidamente, facilmente em diversos ambientes. O livro vira curso que vira evento etc.

4) Possibilite parcerias ganha-ganha.
Ninguém vai muito longe sozinho. Se seu produto permite parcerias em que todos ganham, você irá mais longe. Licenciamento de marca, por exemplo. Ou empresas que podem vender seu produto para que você faça a entrega (dropshipping). Ou franquias. A indústria do cinema e a indústria de games trabalha muito com isso.

5) Amarre as pontas.
Crie um sistema que torne difícil a réplica. Crie nomes e vocabulário próprios, integração com os parceiros, contratos, garantias, contato direto com os consumidores. Isso tornará a réplica bem arriscada e cara. Para ganhar uma guerra você nao precisa derrotar o inimigo, só precisa torná-la cara e arriscada demais para ele a ponto de não valer a pena para ele tentar vencê-la.
Veja o modelo iTunes da Apple. A Sansung nem tenta copiar.

6) Seja escalável e atinja todos os públicos.
Até onde você consegue escalar o seu modelo de negócios? Você consegue vender para seu bairro, cidade ou mundo inteiro?
Quanto mais gente pode comprar de você e que você consiga entregar, melhor o seu negócio. Negócios físicos não são muito escaláveis. Negócios digitais são. O ideal é ter um misto dos doido seu modelo de negócios.

7) Atinja todos os públicos com apelos segmentados.
Os cursos presenciais são para poucos (eles geram o elemento de escassez e exclusividade que valorizam a marca e geram o aspecto emocional de "objeto de desejo"), o livro é vendido via parceiros (livrarias) para abrir mercado a um preço baixo, o curso online é vendido para muitos (altamente escalável) a um preço lucrativo (é o produto que monetiza todo o modelo). Cada tipo de produto está em uma parte do funil e tem uma persona e um apelo específicos.

8) Tenha um negócio que não dependa de você.
Como já falei em outro post, administre seu negócio como se fosse vendê-lo a qualquer momento. Um negócio que anda sozinho é um excelente modelo de negócios.

Blog Sua Carreira

Leandro Correa Martins. Minha Missão é Ajudar Pessoas na utilização de ferramentas para uma Gestão inteligente, dos processos de Gestão de Pessoas (com ênfase em Gestão por Competências com Avaliação de Desempenho), através de consultoria e treinamento específico, em processos e sistemas de cargos e salários, recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento. Especialista em gestão de pessoas e negócios. Fundador do Blog Sua Carreira. 20 anos de experiência no mundo corporativo em empresas do segmento bancário, consultoria de recursos humanos e tecnologia. Inscreva-se no meu canal do Youtube.
Eu também sou membro de um grupo fechado de pessoas que cria negócios lucrativos online. Quer saber mais? ==> Libertação Digital.

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