O que Aprendi sobre Administração na Prática




















Estava no segundo ano de Administração de Empresas e me apaixonei por recursos humanos. Cargos e Salários. Recrutamento e Seleção. Treinamento e Desenvolvimento. Cuidar das pessoas. Como soava bem aquilo tudo. Amei tudo logo de cara e sabia que precisava atuar em uma dessas áreas do RH. No entanto, o que não nos ensinam na escola, na faculdade ou nas empresas é que precisamos errar para aprender de verdade. 

Rubem Alves, que sempre defendeu as escolas que estimulavam as crianças a pensarem, dizia: “Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas”.

Lá pelo terceiro ano, quando fui estagiar em uma multinacional americana, pude ver a organização como um todo. Aquilo que havia aprendido sobre organograma e as diferenças entre as áreas. Foi muito bom ver tudo na prática. Entender a empresa como um todo. Seus departamentos. As diferenças entre as áreas de recursos humanos. O que não estava nas regras era errar. Como eu sofria com isso desde a escola tradicional! Esse é o maior absurdo cometido por muitas escolas, faculdades e empresas. Não deixar errar. Inclusive, nos cursos de Administração. Infelizmente! Não é mesmo? Como Thomas Edison dizia: “Eu aprendi muito mais com os meus erros do que com meus acertos”.

Deveria ser assim, mas na prática não é. Felizmente, anos depois, tomei uma decisão que mudaria toda minha carreira. Resolvi empreender. Somar as paixões por RH e Tecnologia e atuar na área de consultoria de implantação de sistemas. De lá para cá, já se passaram mais de doze anos. E eu só tenho o que comemorar. Festejar os novos aprendizados durante esse período. Os contatos com amigos, colegas e clientes. A soma de conhecimentos e experiências. O aprender. O ensinar. Como foi bom arriscar. Conhecer atividades em que eu não tinha expertise. Aprender com os erros. 

Atuar na área de consultoria me fez crescer como pessoa e profissional. Foi um período de muitas dificuldades, mas também de muito aprendizado na prática. Lembra do título do artigo? Pois é, foi isso tudo e mais um pouco que aprendi com a minha atuação na área de consultoria de implantação de sistemas. Estudar Administração foi importantíssimo para que eu pudesse empreender minha carreira. Isso mesmo. Sua carreira é sua. Não da empresa. Portanto, estude Administração para aprender marketing, finanças e recursos humanos. 

Isso me ajudou muito nas reuniões com meus clientes para tratar assuntos específicos de determinadas áreas. Aliás continua me ajudando. Portanto, não pense que algo não serve pra você. Porque todo aprendizado um dia será usado em atividades relacionadas ao seu dia a dia profissional.

Precisamos também aprimorar nossas competências de comunicação, relacionamento interpessoal e trabalho em equipe para vencermos na administração da nossa vida, da nossa carreira e de nossos negócios. Fuja do comodismo. Desta forma você vai vencer. Se aperfeiçoando naquilo que você pode fazer melhor todos os dias. E, para terminar, outra frase de Rubem Alves:
“Mas na profissão, além de amar tem de saber. E o saber leva tempo pra crescer”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e Compartilhe com seus amigos!

.
Cupom de 35% OFF na Pós-Graduação Intensiva (Código: QUERO35)