Ensinando a ousar

- by suacarreira 0






* por Tom Coelho

“O que quer que voc√™ seja capaz de fazer, ou imagina ser capaz, comece.
Ousadia cont√©m g√™nio, poder e magia.”
(Goethe)

A cada minuto de nossas vidas estamos sempre assumindo dois papéis: o de professor e o de aluno. Dependendo do momento, do tema e do interlocutor, colocamos um ou outro véu. E num diálogo realmente edificante, chegamos mesmo a utilizar ambos.

Porém, em regra, somos maus professores. Maus porque pregamos a mediocridade, inibimos a audácia, coibimos o risco, desestimulamos a galhardia. Ser medíocre é ser comum, mediano, modesto, despretensioso. Ser medíocre é estar seguro, ainda que não se esteja bem. Ser medíocre é fruto natural de nossa cultura ibérica e de nossa tradição católica.

Empregados sem empregos


Nossas escolas de ensino fundamental privilegiam uma alfabetização metódica, padronizada, enquadrando as crianças num plano bidimensional. São ao menos nove anos de estudos sem incentivo à criatividade e à ousadia. Depois, quem pode gasta uma soma considerável com um terapeuta ou em um curso de especialização para instruir seu filho a traçar linhas curvas e não apenas retas, a misturar cores quentes e frias, a experimentar outras formas geométricas, a unir nove pontos alinhados três a três com apenas quatro retas.

O ensino m√©dio, por sua vez, produz ex√©rcitos dotados de baionetas com as quais assinalar√£o “x” dentre cinco alternativas poss√≠veis para, a√≠ sim, ingressando no chamado ensino superior, compor uma legi√£o de empregados para um mundo sem empregos. A pr√≥pria estrutura de ensino promove a subservi√™ncia, seja por interm√©dio do m√©todo expositivo de aulas, seja atrav√©s do respeito inc√≥lume √†s hierarquias, seja por meio dos trabalhos de conclus√£o ou est√°gios supervisionados, sempre focalizados em grandes empresas e com conte√ļdo discut√≠vel.

Nosso modelo de ensino não instiga o pensar. História é para ser decorada, e não entendida. Matemática é para se aprender por tentativa e erro, e não por tentativa e acerto. Português tem muitas regras, não se sabe para quê, não é mano?

Abolimos as aulas de Educação Moral e Cívica porque remetiam à lembrança dos tempos da ditadura, em vez de modernizarmos seu programa. O resultado é que hoje não se sabe mais cantar o Hino Nacional, o qual só é ouvido em jogos de futebol ou quando somos agraciados com alguma façanha em um evento esportivo. Foi-se embora o culto ao patriotismo e o amor ao verde-amarelo. Foi-se também a oportunidade de se ministrar um pouco de ética e de responsabilidade social.

Mediocridade ensinada


Nossa mediocridade ensinada acaba permeada em nossas vidas sem que nos apercebamos disso. Nossas empresas tornam-se medíocres porque não têm o gene do empreendedorismo, em especial o empreendedorismo de oportunidade, aquele que gera valor, que produz riqueza, que semeia empregos qualificados e de forma sustentada. Falta-nos a ousadia para adotar novas práticas, da remuneração variável ao horário flexível, da gestão compartilhada à participação nos resultados.

Nossa mediocridade ensinada congela nossos √≠mpetos corporativos, impedem-nos de investir em nossas pr√≥prias ideias, de acreditar em nossos mais castos ou ambiciosos sonhos. O risco, palavra derivada do italiano antigo risicare e que significa nada menos do que “ousar”, deixa de ser uma op√ß√£o, deixa de ser um destino.

Nossa mediocridade ensinada se mostra presente em nossas vidas pessoais, exacerbando nossa timidez, trazendo consigo a hesita√ß√£o por uma palavra, por um beijo, por uma conquista m√ļtua. Tempera rela√ß√Ķes sem usar sal ou pimenta, adota a monotonia e culpa a rotina. Observe como nunca somos med√≠ocres no in√≠cio de um namoro, da troca de olhares ao flerte, do perfume das flores ao sabor dos bombons. Tudo isso at√© o primeiro beijo, o √ļnico de fato verdadeiro, pois dele deriva muitos outros at√© os finalmente protocolares, como a nota cinco necess√°ria para se passar de ano.

Pílula azul ou vermelha?


Vivemos em uma nação na qual, mesmo após mais de meio século, a terra ainda devolve com fartura tudo o que nela se planta. Não somos vitimados por catástrofes naturais. Somos dotados de grande simpatia e predisposição ao trabalho. Então, por que sermos medíocres?

O que nos impede de reproduzir em larga escala a criatividade de nossa publicidade, a intelig√™ncia de nosso design, a beleza de nossa moda, a efici√™ncia de nossa agroind√ļstria da soja, a ousadia de milh√Ķes de pessoas que teimam em se manter vivas com um punhado de reais ao longo de todo um m√™s?

Ou a vida √© uma aventura ousada, ou n√£o √© nada. Do contr√°rio, n√£o vivemos, apenas vegetamos. √Ä luz de um √≠cone criado no filme “Matrix”, podemos tomar a p√≠lula azul, esquecer tudo isso, e tratar o ensino com objetivo exclusivo de satisfazer estat√≠sticas, empenhados em reduzir √≠ndices de evas√£o e elevar taxas de escolaridade. Mas podemos optar pela p√≠lula vermelha, e incentivar a escola democr√°tica, substituir a forma desinteressante e desatrelada da realidade de educar pelo est√≠mulo √† curiosidade, encorajando o aprendizado ao inv√©s do ensino porque ousadia √© uma forma de ser e n√£o de saber.


* Tom Coelho √© educador, conferencista e escritor com artigos publicados em 17 pa√≠ses. √Č autor de “Somos Maus Amantes – Reflex√Ķes sobre carreira, lideran√ßa e comportamento” (Flor de Liz, 2011), “Sete Vidas – Li√ß√Ķes para construir seu equil√≠brio pessoal e profissional” (Saraiva, 2008) e coautor de outras cinco obras. Contatos atrav√©s do e-mail tomcoelho@tomcoelho.com.br



Blog Sua Carreira - Você no Caminho Certo!


Blog Sua Carreira - Você no Caminho Certo!
RSS FeedsGostou deste post? Então, não se esqueça de comentar no link abaixo e assinar nosso RSS Feed ou então se preferir, cadastre-se para receber gratuitamente as postagens por email.
Sua Carreira - Você no caminho certo!!!!


Blog Sua Carreira

Leandro Correa Martins. Minha Miss√£o √© Ajudar Pessoas na utiliza√ß√£o de ferramentas para uma Gest√£o inteligente, dos processos de Gest√£o de Pessoas, atrav√©s de consultoria e treinamento espec√≠fico, em processos e sistemas de gest√£o. Especialista em gest√£o de pessoas e neg√≥cios. Fundador do Blog Sua Carreira. +20 anos de experi√™ncia no mundo corporativo em empresas do segmento banc√°rio, consultoria de recursos humanos, tecnologia e sa√ļde. Inscreva-se no meu canal do Youtube.
Participe do Blog Sua Carreira no Telegram:==> TELEGRAM

0 coment√°rios:

Comente e Compartilhe com seus amigos!

...................................................................

.
.

Posts Mais Lidos da Semana

Blog Sua Carreira © 2020 - Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.

Leandro Martins Consultoria Empresarial

© 2017 Blog Sua Carreira. WP Theme-junkie converted by BloggerTheme9
Traduzido por: Template para Blog