Escola: Aprendendo com Filmes



por Brasil Escola

Juntar uma turma para assistir a um filme no cinema ou fazer uma locação e vê-lo em casa pode ser uma boa opção para se refletir sobre alguns temas abordados em sala de aula. Além disso, é uma forma de manter contato com a representação desses assuntos, visualizá-los, compreender o espaço geográfico em que acontecem, enfim, identificar conteúdos que foram tratados pelos professores.

Mas não é qualquer filme que reporta os teores escolares, é necessário fazer uma busca para identificar quais os melhores, basta pedir informações com os atendentes da locadora, pois sabem a qualidade do filme devido ao seu diretor, a produtora, etc.
A variação dos temas é infinita, como: preconceito, morte, alunos que participam de gangues, problemas familiares, guerras, filmes que retratam épocas, degradação ambiental, aventuras, romances, dentre outros.
Apresentamos algumas sugestões que poderão ajudar a compreender mais o mundo.

Filmes – entretenimento de formação crítico-cultural
- A Última Hora (Warner Independente Pictures), com Leonardo di Caprio: um filme que retrata problemas sócio-ambientais, degradação ambiental, levando a uma reflexão de que é necessário mudar a forma dos homens agirem sobre a natureza, trazendo uma visão de planeta sustentável.
- Cartas de Iwo Jima & A Conquista da Honra (Warner Independente Pictures), de Clint Eastwood: esses dois filmes retratam a II Guerra Mundial, fazendo uma reflexão se os combatentes são heróis ou vilões, além de mostrar a visão do Japão e a dos Estados Unidos sobre a guerra.
- O Contador de Histórias (Warner Independente Pictures), dirigido por Luiz Villaça: um menino de seis anos de idade é deixado pela mãe em uma instituição de menores, por esta acreditar que lá ele teria chances de um futuro melhor. O garoto passa a inventar histórias, a partir de suas próprias experiências de vida, se tornando um contador de histórias. Em breve nos cinemas!
- Syriana (Warner Independente Pictures): um filme que aborda os problemas no Oriente Médio, mais precisamente sobre o mundo de negócios do petróleo. É um filme político, forte, que apresenta a atualidade de um povo que vive em guerra.
- Fahrenheit 11 de Setembro (Europa Filmes): também é um filme que aborda a guerra no Iraque, instaurada pelo ex-presidente dos EUA, George W. Bush, fazendo duras críticas ao governo do então presidente e como os Estados Unidos se tornaram alvo de ataques terroristas.
- O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (Gullano Filmes): com Paulo Autran, é a história de um menino que vai morar com os avós, após seus pais fugirem da repressão da ditadura militar.
Agora é só preparar a pipoca, escurecer o ambiente e divertir-se!!!
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola
Veja Mais!
Corpo Saudável, Mente SaudávelPrepare-se para as provas eliminando o estresse

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e Compartilhe com seus amigos!

.
Cupom de 35% OFF na Pós-Graduação Intensiva (Código: QUERO35)