Avaliação De Desempenho 2.0 – O que é e como funciona


O modelo de Avaliação de Desempenho tradicional, com questionários que buscam avaliar o desempenho dos funcionários e reuniões de feedback para acompanhar a evolução, desempenho e possíveis regressões dos funcionários, foram popularizados na década de 1960, passando a ser aplicados em grandes empresas por todo o mundo.
Este modelo ainda é muito utilizado e, até muito pouco tempo atrás, pouco se questionava sobre o funcionamento desse sistema.
Contudo, nos últimos anos, com a crescente utilização de artifícios virtuais, o modelo tradicional passou a ser substituído.
As ferramentas virtuais de Avaliação de Desempenho, como softwares específicos para esse fim, permite que o planejamento estratégico seja feito e revisto trimestralmente e não apenas uma vez por ano.

Assim, esse novo tipo de avaliação fornece uma análise dos serviços desempenhados pelos colaboradores da empresa , praticamente, em tempo real.

A essência de qualquer tipo de Avaliação de Desempenho é propagar entre os funcionários a cultura da empresa, isto é, deixar bem claro aos funcionários o que a organização espera deles e que está disposta para trabalhar no desenvolvimento de sua carreira.
Saiba mais sobre a Avaliação de Desempenho 2.0
Assim como a Avaliação de Desempenho tradicional, a Avaliação de Desempenho 2.0 permite a gestão do capital humano dentro de uma empresa, possibilitando à organização o reconhecimento dos funcionários que se destacam e o trabalho no desenvolvimento daqueles que estão com um desempenho abaixo do esperado.
Além disso, este processo de avaliação permite que os funcionários acompanhem seu desempenho e saiba como estão posicionados.
Isso é muito importante, tendo em vista a grande competitividade do mercado de trabalho.
Tendo em vista que a Avaliação de Desempenho é a principal maneira de fazer com que um funcionário identifique suas competências e desenvolva seu potencial de acordo com a missão da empresa, o método de avaliação, seja ele tradicional ou 2.0, deve ter como ponto de partida é fixar os objetivos claros do processo.
Em cada reunião de feedback, é importante que se faça uma lista com ações que o avaliado deverá colocar em prática para que haja a mudança de determinado comportamento que não esteja de acordo com os anseios da empresa.
Na próxima reunião de feedback esses pontos deverão ser retomados.


Saiba agora os benefícios de uma Avaliação de Desempenho 2.0:
  • Incentiva o trabalho e equipe e não a competitividade entre os funcionários;
  • Faz com que a conversa entre funcionários e gestores seja mais frequente, fazendo com que a hierarquia se torne mesmo rígida;
  • As avaliações podem ser preenchidas no software sem seguir um cronograma rígido definido. A qualquer momento será possível o funcionário preencher a avaliação ou acrescentar pontos que considerar necessário;
  • Há uma redução de tempo investido no processo, pois o próprio software faz análises quantitativas e qualitativas das variáveis colocadas no questionário. Isso possibilita a criação de ranking, de relatórios administrativos gerenciais e desempenhos, gráficos de rendimentos e entre outros recursos.
  • É possível que se faça a avaliação por competências individuais ou por equipes de trabalhos;
  • Economiza o gasto de papel desnecessário, já que é tudo feito virtualmente, podendo ser acessado de qualquer computador e a qualquer hora. Isso faz com que a empresa seja sustentável e também incide nos custos;
  • Permite que os funcionários avaliem seus colegas e também os gestores, garantindo o total anonimato;
  • É possível que se acompanhe um histórico de avaliações e faça um balanço por períodos, como trimestres, semestres ou ano;
  • Este tipo de Avaliação de Desempenho permite a Avaliação 180º e Avaliação 360º;
  • O feedback pode ser dado também de forma online, enviado através do e-mail ou colocado na plataforma. Entretanto, isso não extingue os encontros presenciais.
Agora que você já sabe os benefícios da nova Avaliação De Desempenho 2.0, convido você a realizar uma simulação grátis desse novo processo com o Software Avaliação, que já dispõe das funcionalidades necessárias para atender com excelência esse processo mais dinâmico, prático e com resultados mais efetivos para sua empresa. 
Clique no link abaixo e Simule Gratuitamente, sem nenhum custo ou compromisso…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e Compartilhe com seus amigos!

.
Cupom de 35% OFF na Pós-Graduação Intensiva (Código: QUERO35)