14 de Abril: O Dia Mundial do Café ☕ ​


 

INFOGRÁFICO #055

Da fazenda à caneca. O cafezinho que você usa de combustível durante os seus dias de trabalho percorre uma longa jornada para chegar até você. São 125 milhões de pessoas ao redor do mundo trabalhando no setor para você ter acesso à bebida.

  • Juntamente à água e ao chá, o café é uma das bebidas mais consumidas do mundo. Já era de se esperar, uma vez que, dependendo da cidade, existe uma cafeteria a cada esquina. risos.

Para atender essa enorme demanda, é preciso plantar muito café. E bota “muito” nisso... Em 2020, por exemplo, foram produzidos mais de 10 bilhões de quilos de grãos de caféVeja os 10 maiores produtores do mundo, responsáveis por quase 90% do café produzido globalmente:

 

Bean Belt 🌱

Todos esses países estão localizados no chamado “Bean Belt” — região entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio que possui o clima adequado para o cultivo do grão.

🇧🇷 País do futebol ou país do café?

Dos dois. risos. Mas o futebol fica pra outro dia. Quando falamos de café, o Brasil é verdadeira potência produtiva. Sozinhos, somos responsáveis por quase 40% da oferta mundial do grão.

O motivo principal é o fato de nosso clima ser perfeito para a cafeicultura. Pra você ter uma ideia, as plantações de café cobrem cerca de 27 mil quilômetros quadrados do nosso país — o equivalente à área do estado de Alagoas.

  • Nosso principal destaque é o estado de Minas Gerais, responsável por quase metade da nossa produção, uai.

O Brasil é tão influente na produção de café, que o padrão global de sacas de 60kg foi estabelecido aquiquando iniciamos a produção comercial do grão no século XVIII.

💸 O café ficou mais caro?

Os amantes da bebida já devem ter percebido isso — incluindo o dêbiz. Desde o início da pandemia, o preço da commodity mais do que dobrou.

Esse aumento foi influenciado principalmente por uma forte geada que atingiu diversas terras brasileiras de cultivo de café, entre julho e agosto do ano passado. Com isso a produção do grão reduziu (diminuiu a oferta), o que elevou o preço.

Pela nossa relevância no mercado, o mundo todo sofreu com os impactos do aumento do preço do café. Além disso, problemas na cadeia global de suprimentos atrapalharam a logística, contribuindo para aumentar o preço.

Mas, mesmo com esse aumento, pra quem gosta de café, não existe a possibilidade de ficar sem. risos. PS: Quem adoça não gosta de café, gosta de açúcar.



Mais inteligente em 5 minutos. Somos um jornal gratuito e diário, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado.

Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem.

Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:06. É gratuito, mas pode viciar. Vale muito a pena experimentar! É só clicar aqui!

Um MBA em forma de e-mail:

Toda terça e quinta, às 13:13. Sua dose de conteúdo sobre os assuntos mais relevantes do mundo dos negócios. Análises números e insights. Assine: É só clicar aqui!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e Compartilhe com seus amigos!

..........................................................................................

..........................................................................................

..........................................................................................

..........................................................................................

..........................................................................................

.
Cupom de 35% OFF na Pós-Graduação Intensiva (Código: QUERO35)