O QUE ESTÁ POR TRÁS DA NOVA METODOLOGIA DO GOOGLE |
(Crédito: Unsplash) |
Alerta no Google. O CEO da big tech cobrou mais eficiência dos funcionários e novos métodos internos devem ser aplicados para mudar o cenário.
“Há preocupações reais de que nossa produtividade — mesmo com o número de trabalhadores que temos hoje — não está onde deveria”, disse o executivo na reunião geral da Alphabet, dona do Google.
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Entenda |
Isso porque o cenário macroeconômico desafiador — com inflação, juros, recessão e problemas no abastecimento global — sacudiu as empresas, incluindo as big techs.
Muitas companhias, por exemplo, têm feito demissões em massa para enfrentar a situação. Não é o caso do Google. Ainda. A empresa acredita que o time consegue mudar o resultado para melhor se tiver mais foco e produtividade.
O que vai ao encontro de sua cultura organizacional em que estimula o senso de responsabilidade dos funcionários para que eles tenham algo como “sentimento de dono”, mas atenção, não é no sentido de proprietário. E sim, que eles percebam que suas ações são importantes para o sucesso da empresa, sabe? |
(Crédito: Giphy) |
Exatamente por isso que o Google lançou a metodologia “Simplicity Sprint”. Trata-se de um crowdsourcing — de forma simples, é um modelo que reúne muitas ideias de várias pessoas — para que os funcionários compartilhem até 15 de agosto por meio de uma pesquisa interna.
Essa não é a primeira estratégia da empresa neste sentido. Há um tempo, lançou o método 80/20 que separa um tempo para que todos os funcionários possam inovar e trazer ideias. Foi assim que o Gmail foi criado e virou um dos maiores cases de sucesso da metodologia.
Será que vem novos aprendizados com essa história, com essa cobrança? Ouso dizer que sim. Como diz Junior Bornelli, CEO da StartSe: “tempos difíceis criam pessoas fortes. Pessoas fortes criam tempos fáceis. Tempos fáceis criam pessoas fracas. Pessoas fracas criam tempos difíceis. Esteja sempre pronto. O mundo é cíclico. Nada dura para sempre.” |
O que fazer? |
(Crédito: Giphy) |
A transparência é uma forma de você caminhar na mesma direção com o time. O resultado não saiu como esperado? Avise: “sinal amarelo”. Peça aos trabalhadores ideias e propostas para reverter o cenário. Pois, em tempos de escassez de talentos, mantê-los por perto quando o cinto aperta pode ser uma boa opção, já que eles possivelmente vão trazer ótimas alternativas que vão refletir no resultado da companhia. No caso do Google, a nova metodologia incluiu perguntas, como:
E você, como acha que você pode contribuir para um melhor resultado na empresa que trabalha? |
Resumindo |
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