Como me tornei Consultor por Leandro Martins

- by Leandro Correa Martins 0




O emprego como conhecemos est√° com os dias contados...

Quer dizer que os empregos ir√£o acabar?

No conceito do que hoje chamamos de emprego sim, mas calma, deixe-me explicar, no mundo de hoje, com a famosa globaliza√ß√£o, vivemos um modelo bastante distinto do conhecido no passado, onde as empresas e os profissionais permaneciam juntos por longos anos. O famoso Guru da Administra√ß√£o Peter Drucker disse: “Prev√™-se que dentro dos pr√≥ximos 25 anos a maioria das pessoas que trabalham hoje ainda estar√° trabalhando. Talvez n√£o em tempo integral ou como empregados em uma companhia, mas como tempor√°rios ou em tempo parcial. Ainda assim estar√£o trabalhando, at√© os 70 anos”.
O trabalho não vai acabar, felizmente, o que está havendo é uma mudança na forma de contratação de profissionais ou colaboradores (gosto muito de usar este termo, afinal, todos somos colaboradores, independente da forma de contratação) no formato que conhecemos.

O emprego formal com carteira assinada, apesar de ter crescido durante o governo Lula, n√£o √© a √ļnica forma de trabalho a ser considerada, pois ainda tem muita gente desempregada buscando empregar-se no formato CLT (carteira assinada), existem tamb√©m aqueles que j√° identificaram a nova tend√™ncia, e est√£o partindo para a forma de trabalho PJ (Pessoa Jur√≠dica). Por√©m, para ambas as formas de trabalho, n√£o existe mais “o emprego pra vida toda”, portanto, temos que estar preparados para atender as demandas com maior rapidez e compet√™ncia.
Contei essa história porque era necessário citar de onde parti para chegar aonde estou... vamos lá:

“Como voc√™ virou consultor?” Foi o questionamento de um amigo...

De bate pronto, confesso que não sabia explicar com profundidade, mas respondi que não virei e sim estou consultor, porque não somos o cargo que ocupamos e sim estamos nele, amanhã podemos estar em outro. Disse também que nunca tinha ficado desempregado, mas tomei a decisão de mudar de rumo quando percebi que estava acomodado e sem desafios num emprego CLT. A vida de consultor veio por paixão à área de RH e Tecnologia.

Depois disso, passei a refletir mais sobre o assunto, e estou aqui para contar um pouco sobre as competências que considero importantes para atuação como consultor, e que acredito, possam servir para qualquer profissional.





S√£o elas:

Competências Comportamentais

- Comunica√ß√£o de Resultado: voc√™ transmite com clareza as informa√ß√Ķes para seu cliente?

Sua comunica√ß√£o precisa ser clara e segura, caso contr√°rio, dificilmente ser√° de resultado e conseq√ľentemente ir√° gerar d√ļvidas, desconforto e desconfian√ßa. Comunicar-se com resultado √© ganhar a aten√ß√£o de todos ao transmitir seu conhecimento para um projeto, uma negocia√ß√£o, etc. A comunica√ß√£o para resultados √© uma das compet√™ncias mais importantes para qualquer profissional, especialmente um consultor. Portanto, √© assim que sua comunica√ß√£o deve ser com seus clientes internos e externos.

- Ouvir com Excelência: você ouve seu cliente?

Ouvir o cliente não pode ser realidade apenas no papel. Praticar a profissão de ouvinte é fundamental para entendermos cada vez mais as necessidades de nossos clientes, afinal, temos dois ouvidos para serem usados com inteligência, o que nos ajuda a falar somente o necessário.

- Psicologia Apurada: você tem inteligência emocional?

Em qualquer situa√ß√£o de press√£o e stress, nunca deixe a emo√ß√£o tomar conta da raz√£o, pare, respire, pense, conte at√© 100 (se necess√°rio), assuma o controle da situa√ß√£o, com certeza quando os √Ęnimos acalmarem a busca pela solu√ß√£o ser√° mais eficiente.

- Relacionamento Pessoal Orientado a Resultados: você gosta das pessoas com quem trabalha?

Infelizmente, nem sempre, vamos lidar com pessoas que gostam de se relacionar com outras pessoas. Ainda assim, precisamos atuar de forma profissional com todos ao nosso redor. Mas isso n√£o significa que porque gosto de determinadas pessoas, que vamos agir no ambiente profissional como se estiv√©ssemos em uma roda de amigos, vale lembrar que em um projeto existem prazos definidos para as coisas acontecerem, e deixar para l√° uma atividade, mesmo que b√°sica, pode comprometer os resultados finais e isso ocasionar√° grande frustra√ß√£o, portanto, n√£o deixe o bom relacionamento atrapalhar o comprometimento com as suas atividades e as do cliente. Isso me fez lembrar o nome de um livro incr√≠vel “Fa√ßa o que tem que ser feito” e acrescento, fa√ßa voc√™, porque sen√£o algu√©m far√° no seu lugar e sua credibilidade poder√° ser afetada por algo que voc√™ tinha o controle e acabou deixando de fazer. Para terminar este t√≥pico, acrescento a frase de um headhunter (ca√ßador de talentos) com quem tive o privil√©gio de trabalhar e que usa o seguinte slogan na sua consultoria “Saber Fazer n√£o √© mais suficiente. √Č preciso Saber Ser!”. Portanto, saibamos ser pessoas e profissionais melhores a cada dia.

Dica de artigo: Aprenda a fazer networking

- Trabalho em Equipe com Humildade: voc√™ j√° trabalhou com profissionais que se consideram “estrelas”?

√Č muito bom e de valor incalcul√°vel trabalhar com pessoas que s√£o refer√™ncia naquilo que fazem, desde que a pessoa n√£o deixe seu “estrelismo” falar mais alto que seu respeito pela equipe. Fa√ßa sua parte, seja humilde e ajude aqueles que solicitarem sua ajuda, s√≥ assim o verdadeiro esp√≠rito de equipe ir√° surgir e sem d√ļvida alguma, todos ganhar√£o com isso.





Competências Técnicas

- Conhecimento do Negócio: você conhece bem os processos de negócio do seu cliente?

√Č fundamental que um consultor conhe√ßa bem os processos de neg√≥cio com os quais ir√° trabalhar, porque ser um bom t√©cnico √© importante, mas sem d√ļvida alguma, conhecer o processo √© tanto quanto, pois sem uma boa an√°lise dos problemas e propostas de solu√ß√£o, fica invi√°vel implantar qualquer que seja a melhoria, no meu caso, sist√™mica.

- Conhecimento T√©cnico: voc√™ tem o conhecimento t√©cnico necess√°rio para desenvolver as solu√ß√Ķes propostas?

Ter o conhecimento t√©cnico necess√°rio para atender as demandas do cliente √© imprescind√≠vel, pois apontar problemas e sugest√Ķes de melhoria, “todo mundo faz”, mas colocar a m√£o na massa e construir uma solu√ß√£o, mesmo que simples, “nem todo mundo”.

Tudo isso basta? Não. Porque aceitar diversos projetos em empresas não só de segmentos diferentes, mas principalmente, de culturas diferentes, requer motivação diária, jogo de cintura e muita dedicação e comprometimento.
Para terminar quero citar outra frase do Guru Peter Drucker que diz:

”Nunca tivemos tantas op√ß√Ķes para decidir nosso destino. Nenhuma escolha ser√° boa, por√©m, se n√£o soubermos quem somos”.

Agora eu pergunto: Você está preparado?


Leandro Correa Martins. Graduado em Administra√ß√£o de Empresas. Consultor e instrutor de Pessoas na utiliza√ß√£o dos m√≥dulos de Gest√£o de Pessoas da Senior Sistemas. Editor do Blog Sua Carreira e do site Carreira Empreendedora.

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Leandro Martins -  Fundador, Blog Sua Carreira 
Administrador / Consultor / Empreendedor       


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Leandro Correa Martins. Minha Missão é Ajudar Pessoas na utilização de ferramentas para uma Gestão inteligente, dos processos de Gestão de Pessoas (com ênfase em Gestão por Competências com Avaliação de Desempenho), através de consultoria e treinamento específico, em processos e sistemas de cargos e salários, recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento. Especialista em gestão de pessoas e negócios. Fundador do Blog Sua Carreira. 20 anos de experiência no mundo corporativo em empresas do segmento bancário, consultoria de recursos humanos e tecnologia. Inscreva-se no meu canal do Youtube.
Eu também sou membro de um grupo fechado de pessoas que cria negócios lucrativos online. Quer saber mais? ==> Libertação Digital.

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