Saiba avaliar uma proposta de emprego




Consultoras apontam os principais itens a serem considerados antes de aceitar uma oferta de trabalho.


Por Rômulo Martins


Com o saldo positivo da economia a expectativa é que as empresas invistam mais em seus negócios o que vai demandar a contratação de profissionais qualificados. Para quem está fora do mercado ou descontente com o trabalho atual é comum deixar-se levar pela primeira proposta que aparece pela frente.


Mas segundo especialistas em carreira e RH alguns cuidados devem ser tomados antes de aceitar uma oferta de emprego. “Não é apenas a empresa que escolhe o candidato. O candidato também deve entrevistar a empresa com os mesmos critérios utilizados por ela para contratá-lo”, afirma Glenda Moreira,
consultora da DMRH.

A análise da proposta de emprego deve ser feita para evitar decepções e perda de tempo. “Muitas vezes o candidato fica na expectativa e acaba aceitando um trabalho que não tem nada a ver com ele”, diz Stefânia Giannoni, consultora e headhunter. “A avaliação é feita a partir das necessidades do profissional. Não
é só o salário que conta. Ele deve se perguntar também o que a empresa tem a oferecer em termos de crescimento e desenvolvimento profissionais”, destaca. Para ajudar você, o Empregos.com.br listou
os principais itens a serem analisados antes de aceitar uma oferta de trabalho. Confira.

1. Análise do contexto
Reflita sobre o momento atual na carreira e avalie se a proposta condiz com o plano traçado para a vida profissional. O que você quer? A empresa atende as suas expectativas?

2. Estudo da empresa
Acesse o site da companhia e agregue o máximo de informações sobre ela. Verifique se missão, visão e valores são compatíveis com os seus. Leia o que as publicações dizem a respeito dela. Converse com pessoas que trabalham ou trabalharam nela.

3. Situação financeira da companhia
Para não cair em uma fria é importante investigar a quantas anda a vida financeira da organização. Isso pode ser feito no site corporativo, em publicações e, de modo sutil, durante a entrevista de emprego.

4. Posição entre os concorrentes
A comparação com empresas do mesmo ramo permite visualizar o perfil competitivo e inovador da empresa dentre as demais. É um bom medidor para saber se ela vai bem, se valoriza os colaboradores.

5. Estilo das lideranças
É convivendo que se conhece o outro. Mas a entrevista de emprego oferece subsídios para investigar o perfil do RH e do gestor direto. Durante a conversa observe se o profissional mostra comprometimento com o trabalho e se está satisfeito com a empresa.

6. Clima organizacional
Nas etapas presenciais do processo seletivo avalie o comportamento dos profissionais desde o momento em que entrar na companhia. Observe se as pessoas se cumprimentam, como é o atendimento, se os funcionários são bem humorados ou o ambiente exige formalidade.

7. Perspectivas e oportunidades
Perceba qual é a movimentação da empresa. Quais os planos dela? A organização investe no crescimento e desenvolvimento dos colaboradores? As hierarquias são verticais ou a gestão é participativa?

8. Salários e benefícios
A remuneração e os benefícios oferecidos pela empresa devem atender a sua expectativa. Mesmo que a promessa de crescimento seja grande o profissional deve ter em mente qual é a sua pretensão mínima em termos financeiros.


RSS FeedsGostou deste post? Então, não se esqueça de comentar no link abaixo e assinar nosso RSS Feed ou então se preferir, cadastre-se para receber gratuitamente as postagens por email.
Sua Carreira - Você no caminho certo!!!!
Blog Sua Carreira - Você no Caminho Certo!
Blog Sua Carreira - Você no Caminho Certo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e Compartilhe com seus amigos!

.
Cupom de 35% OFF na Pós-Graduação Intensiva (Código: QUERO35)