Como afirmou o autor do livro A Cauda Longa, Chris Anderson, “não estamos em uma era de mudança, mas em uma mudança de era”. Com a transformação profunda trazida pela Covid-19, novas habilidades e competências serão exigidas.
A cada ano, o Fórum Econômico Mundial divulga o relatório The Future of Jobs Report, sobre as tendências no mercado de trabalho. O documento é elaborado por executivos e pesquisadores de todo o mundo a partir de discussões sobre os impactos das perspectivas econômicas no ambiente corporativo e das exigências de qualificação dos trabalhadores. Assim, cria-se conteúdo de qualidade e relevância, que inclui uma lista de dez competências necessárias para o sucesso do profissional de amanhã.
Quando a mais recente versão foi publicada, no final de 2019, ainda não se tinha ideia de que o mundo seria assolado pela Covid-19. A um custo muito alto, a pandemia do coronavírus está sendo um catalisador do processo de transformações ao qual se referiu Chris Anderson em A Cauda Longa. Agora é preciso olhar a lista das dez competências indicadas pelo Fórum com os olhos pós-Covid-19, como faço a seguir.
1. Pensamento analítico e inovação. Neste momento de incerteza, o mundo vai destacar profissionais que tenham a capacidade de analisar situações desafiadoras e apontar soluções inovadoras, enxergar sua essência, dividi-lo em partes e elaborar uma solução de impacto.
2. Aprendizagem ativa e estratégica. Aproveite o benefício da informação na internet e não se acomode com o que já sabe. Não se vence novas batalhas com antigas estratégias e armas.
3. Criatividade, originalidade e iniciativa. A combinação e sequência dessas três palavras orienta claramente o que se espera como resultante: inovação.
4. Design e programação de tecnologia: Hoje, praticamente tudo o que queremos está acessível por meio de um aplicativo. Como humanos dependentes da tecnologia, não é à toa que os profissionais da programação são os mais procurados e bem remunerados atualmente. Invista no setor.
5. Pensamento crítico e análise. Como você acha que ideias revolucionárias como Uber, Airbnb surgem? Essas empresas são disruptivas, pois impactam em políticas, economia e sociedade, mudando comportamentos culturais, e só existem porque um dia alguém se levantou e questionou o modelo atual com o famoso “por quê?”
6. Solução de problemas complexos. A capacidade de resolver problemas sempre foi uma habilidade bem-vinda nas organizações porque isso é um processo altamente cognitivo, que requer a identificação do objetivo e a coordenação de esforços rumo à sua conclusão.
7. Liderança e influência social. A nova liderança deverá ganhar uma conotação menos técnica e mais comportamental, exigindo que os líderes não só conduzam pessoas a um objetivo, mas que os influenciem para que tomem decisões corretas, sustentáveis e visando o coletivo.
8. Inteligência emocional. Saber gerir as próprias emoções é muito importante para qualquer profissional, pois facilita consistência e liderança. Você realmente conhece a si mesmo?
9. Raciocínio, resolução de problemas e ideação. O mercado buscará profissionais que encarem problemas de frente e não terceirizem suas soluções, com raciocínio para refletir e questionar mais.
10. Análise e avaliação de sistemas. Analisar as fronteiras de um sistema é primordial e torna mais fácil dar algum tipo de opinião concreta e inteligente sobre seu desempenho.
* Marcelo Souza é CEO da Indústria Fox, pioneira na reciclagem de refrigeradores com destruição dos gases do efeito estufa.
Fonte: ISTOÉ Dinheiro
https://www.istoedinheiro.com.br/voce-esta-preparado-para-o-futuro/
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