Um dos maiores problemas na comunicação está na pouca objetividade das pessoas ao se comunicar, seja oralmente ou por escrito. A falta de objetividade impede a boa comunicação que deve ser clara, concisa e harmônica.
Pessoas prolixas, que não vão direto ao ponto, confundem o receptor de suas mensagens e podem ser fonte de problemas sérios na comunicação empresarial.
Assim, quando falar ou escrever, seja sucinto, breve, claro e conciso. Não enrole, não utilize palavras rebuscadas, frases longas e palavras difíceis. Lembre-se que toda comunicação tem como objetivo passar uma idéia a outra(s) pessoa(s) e isso requer objetividade e para ser objetivo você tem que ser simples.
Tome também cuidado para não entulhar a sua mensagem com vários temas diferentes, pois um assunto poderá anular o outro e o receptor da mensagem ficará sem saber em que deverá dar mais atenção.
Observe, também, se você não tem o hábito de colocar URGENTE em tudo que escreve. Se você banalizar a urgência, quando alguma coisa realmente for importante, ninguém dará a devida atenção. Da mesma forma, ao solicitar alguma coisa, cuidado para não pedir tudo para ontem, pois ninguém mais o levará a sério quando o pedido for realmente de grande urgência.
A comunicação é fundamental para o sucesso pessoal, profissional e empresarial. Cuide bem da forma de falar e escrever. Seja simples e direto.
Pense nisso. Sucesso!
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