MUNDO
(Foto: Tony Dejak | AP Photo)
Se organizar direitinho, todo mundo sai empregado. Foram divulgados, ontem, alguns dados de emprego do mês de fevereiro nos EUA e um número impressionou: havia 1,8 vaga de trabalho para cada pessoa desempregada.
Fazendo os cálculos… Em fevereiro, eram 11,3 milhões de vagas, contra 6,27 milhões de desempregados = 5 milhões de vagas a mais do que pessoas sem ocupação.
Esse número é um recorde e mostra que a dificuldade dos empregadores do país para achar um funcionário continua. A “Grande Renúncia” persiste.
O que está acontecendo?
Não é algo novo. Muitas empresas pediram demissão durante a pandemia, mas, com a retomada, precisaram contratar. Acontece que muitos trabalhadores se reinventaram e não quiseram mais voltar para suas antigas funções.
Com isso, a situação ficou mais favorável para os empregados: se a grama da vaga do vizinho está mais verde — ou com um vale-refeição maior —, por que não pedir demissão e adicionar mais uma experiência no LinkedIn?
Os impactos chegam até à inflação: Se está difícil contratar, é natural que as empresas ofereçam mais pelo serviço prestado. Como você já deve imaginar, a mão de obra mais cara pesa nos preços dos produtos, e aí, você já sabe…
O que fazer? Para se ter uma ideia, o presidente do Banco Central americano quer reduzir o número de empregos disponíveis — nós sabemos, é estranho ler isso — como uma das formas de frear os aumentos salariais e a inflação.
Lembrando… Em 2021, os salários nos EUA aumentaram em 4,5%, o ritmo mais rápido em pelo menos 20 anos. A inflação por lá, enquanto isso, saltou 7,9% em fevereiro na comparação atual, a maior alta em quatro décadas.
Mais inteligente em 5 minutos. Somos um jornal gratuito e diário, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado.
Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem.
Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:06. É gratuito, mas pode viciar. Vale muito a pena experimentar! É só clicar aqui!
Um MBA em forma de e-mail:
Toda terça e quinta, às 13:13. Sua dose de conteúdo sobre os assuntos mais relevantes do mundo dos negócios. Análises números e insights. Assine: É só clicar aqui!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente e Compartilhe com seus amigos!