7 Dicas para um Feedback Adequado

- by Leandro Correa Martins 0



Alguns pontos sobre o feedback s√£o priorit√°rios.

Em primeiro lugar, feedback n√£o √© opini√£o. N√£o basta dizer: est√° bom ou n√£o est√° bom. √Č necess√°rio dizer porque est√° bom ou porque n√£o est√° bom. Feedback √© reorienta√ß√£o e, portanto, precisa indicar o caminho.
Em segundo lugar o feedback é imprescindível para o desenvolvimento. Afinal, qual é a nossa expectativa após a prova? A nota lógico, isto é, o feedback. Isso quer dizer que não há desenvolvimento sem feedback.
Por isso podemos afirmar que feedback n√£o √© uma op√ß√£o da lideran√ßa. √Č muito mais, √© uma obriga√ß√£o da Lideran√ßa.
Mas vamos √°s sete dicas de feedback de hoje:
1. Exer√ßa o feedback logo ap√≥s a ocorr√™ncia do fato. √Č fundamental que o subordinado relacione o feedback com o fato concreto realizado. Deixar passar muito tempo entre o fato e o feedback pode possibilitar que se levante hip√≥teses de que o chefe o est√° perseguindo ou que esta “usando” esse fato por outras raz√Ķes e pode-se deixar de relacionar o fato com o desenvolvimento.
2. Por outro lado analise o “clima” da situa√ß√£o. Se a situa√ß√£o estiver tensa aguarde acalmar. Pessoas em situa√ß√£o de tens√£o est√£o, como se costuma dizer, com “os nervos a flor da pele”, com alto √≠ndice de adrenalina. Aguarde um momento mais oportuno. Respeite e Voc√™ ter√° muito maior efic√°cia na sua a√ß√£o de feedback.
3. Complementarmente ao item anterior d√™ o feedback em particular. N√£o o fa√ßa na frente da equipe ou pior, na frente de profissionais de outras √°reas. √Č particularmente danoso, principalmente para sua imagem de chefe. As pessoas n√£o gostam de se verem expostas. Nestes casos √© muito prov√°vel que seu subordinado n√£o concorde (externa ou internamente) com a sua observa√ß√£o e o resultado ser√° ainda pior. Uma frase muito antiga j√° dizia: “elogios em p√ļblico, broncas em particular”!
4. Se preferir provoque reuni√Ķes semanais ou quinzenais para atualizar o feedback de algumas a√ß√Ķes / projetos. Transforme seu feedback em reuni√Ķes de orienta√ß√£o. Desta forma o feedback ser√° cada vez mais aceito e desejado pela equipe.
5. Na a√ß√£o de feedback V√Ā DIRETO AO PONTO! N√£o comece dizendo: “Voc√™ est√° indo muito bem, MAS.....”. N√£o √© necess√°rio preparar a observa√ß√£o que pretende fazer. Preocupe-se, apenas, em concluir o feedback com uma observa√ß√£o encorajadora. Mostre confian√ßa nos resultados. No m√≠nimo diga que √© para evitar-se erros depois.
6. Se durante seu feedback o seu subordinado esquivar-se dando desculpas sobre outros aspectos como: falta de tempo, sobrecarga, desconhecimento, ou qualquer outro argumento n√£o discuta esses pontos. Entenda e fa√ßa-o entender que essas situa√ß√Ķes s√£o comuns nos dias de hoje, mas reforce o FATO. Quanto aos fatos n√£o h√° argumentos. Voc√™ n√£o est√° fazendo uma avalia√ß√£o, est√°, apenas, constatando um FATO! Voc√™ pode at√© reconhecer as dificuldades apresentadas pelo seu subordinado como reais, e pode at√© trabalhar na minimiza√ß√£o dessas dificuldades, mas o FATO existiu e precisa ser observado, corrigido e melhorado. N√£o caia na “armadilha” de discutir outros aspectos do trabalho esquecendo-se do objetivo principal. Afinal “porque estamos aqui”?
7. A postura de quem d√° um feedback FAZ TODA A DIFEREN√áA! Se Voc√™ vai chamar a aten√ß√£o para um erro cometido fa√ßa com que essa observa√ß√£o seja uma reorienta√ß√£o e n√£o uma crucifica√ß√£o. Orienta√ß√Ķes e at√© broncas em voz baixa s√£o muito mais intensas e consistentes. Fa√ßa-os perceber que sua inten√ß√£o √©, al√©m de cumprir com sua miss√£o de l√≠der, orienta-los para melhorar, sempre. Esse √© o verdadeiro objetivo do feedback – A EDUCA√á√ÉO.

Blog Sua Carreira

Leandro Correa Martins. Minha Miss√£o √© Ajudar Pessoas na utiliza√ß√£o de ferramentas para uma Gest√£o inteligente, dos processos de Gest√£o de Pessoas, atrav√©s de consultoria e treinamento espec√≠fico, em processos e sistemas de gest√£o. Especialista em gest√£o de pessoas e neg√≥cios. Fundador do Blog Sua Carreira. +20 anos de experi√™ncia no mundo corporativo em empresas do segmento banc√°rio, consultoria de recursos humanos, tecnologia e sa√ļde. Inscreva-se no meu canal do Youtube.
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