Os terrenos que só existem no mundo virtual estão com tudo. Por mais estranho que possa parecer, eles têm movimentado milhões e, como consequência, impacta o futuro do trabalho.
Mas, esse é apenas um dos exemplos das inovações que estão chacoalhando as profissões do mercado imobiliário.
As casas impressas em 3D ― que se popularizaram mundialmente há alguns anos ― também exigem novas habilidades dos profissionais. O mesmo vale para os imóveis modulares que têm ganhado rumos tecnológicos.
Pois é, se o mercado de construção civil e imobiliário, por muito tempo, usava métodos tradicionais com pouca inovação e tecnologia, agora o jogo é outro. Principalmente com a chegada das construtechs e proptechs. Não à toa que, em 2021, aumentou 235% no número de startups ativas atuando no setor. |
(Foto: Tenfold Engineering) |
As profissões do futuro agora |
Gestor de patrimônio & imobiliário digital Se os terrenos no metaverso estão com tudo, logo, será cada vez mais requisitado o profissional que faz a gestão dos terrenos, construções e propriedades dentro do metaverso. Além disso, “também trabalha avaliando e prospectando melhores investimentos em imóvel digital para seus clientes”, diz a PageGroup. Designer digital Para criar os ambientes no mundo virtual, o designer digital é importantíssimo. De um lado, para criar cenários do terreno. Do outro, para fazer a modelagem 3D do imóvel que será vendido (o chamado tour virtual). Neste segundo caso, pode ser tour para a venda do imóvel virtual ou físico.
Especialista em robótica Especialistas em robótica para trabalhar nos canteiros de robótica é mais uma profissão que veio para ficar. Isso porque, a tendência é que o robô esteja mais presente na construção. “Na Holanda, por exemplo, o pessoal está construindo a primeira ponte com equipamento de solda robótica", conta Lucio Soibelman, professor da Universidade da Califórnia. |
(Foto: Getty) |
E quais inovações os profissionais da área devem ficar de olho? |
1 - ASSINATURA ELETRÔNICA A assinatura eletrônica é a nova tendência do mercado imobiliário e da construção civil. Isso porque facilita a jornada dos negócios, reduz tempo e dinheiro.
2 - CONTROLE DAS OBRAS POR MEIO DE QRCODE Plataformas de inteligência de comunicação entre o canteiro de obras e o escritório por meio de códigos QR é uma das inovações do mercado. 3 - CONSTRUÇÃO MODULAR E PRÉ-FABRICADA A construção modular — que usa a metodologia de construção por etapas (como se fosse lego) — começa a ganhar mais espaço. O motivo? É mais rápida, mais sustentável e pode utilizar madeira, vidro, aço e concreto. Segundo pesquisa da MarketsAndMarkets, o segmento pode alcançar o valor de mercado de US$ 108,8 bilhões em 2025. |
Resumindo: o mercado de construção civil e imobiliário está cada vez mais tech, principalmente com o aumento das construtechs e das proptechs. Por isso, profissionais da área devem ficar de olho nas tendências. Afinal, se destaca quem está sempre um passo à frente.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente e Compartilhe com seus amigos!