PROFISSÕES DO FUTURO: COMO SE PREPARAR PARA O MERCADO


 


Entenda o que são as profissões do futuro, quais são as suas características e como se preparar para esse novo mercado de trabalho!

Com o avanço da tecnologia e as transformações cada vez mais profundas que ela vem provocando no nosso cotidiano, muita coisa mudou, especialmente quando se trata do ambiente profissional. Hoje, a maneira como pensamos o trabalho não se parece em nada com a realidade das gerações anteriores.

Isso porque, sobretudo nos últimos anos, acompanhamos o surgimento de diferentes modelos de trabalho — como o híbrido e o home office —, além de uma maior flexibilização de horários. Mas não é só isso: o avanço da tecnologia também fez com que algumas profissões ganhassem destaque, enquanto outras deixaram de existir.

Nesse cenário, se torna relevante pensar sobre as profissões do futuro — isto é, as profissões que estão ganhando relevância e sendo cada vez mais buscadas no mercado. Para entender melhor o que são esses cargos e como você pode se preparar para se tornar um profissional do futuro, basta continuar lendo!

O que são profissões do futuro?

As chamadas “profissões do futuro” fazem alusão às profissões que devem se tornar — ou já estão se tornando — mais promissoras ao longo dos próximos anos. Considerando as mudanças do mercado de trabalho, esse termo se refere aos cargos que acompanham essas transformações ou que surgiram a partir delas.

Pense, por exemplo, no número de funções que surgiram para atuar diretamente ligadas à tecnologia recentemente. Engenheiros de software, analistas de dados, programadores, cientistas… Tudo isso é um resultado direto das inovações que surgiram no mercado e criaram novas demandas de conhecimento e informação.

Mas as profissões do futuro não se limitam ao setor tecnológico. Hoje em dia, podemos falar dessas profissões na saúde, na área de negócios e até mesmo em setores considerados mais “conservadores”, como o Direito e a Educação. 

Isso demonstra que, cada vez mais, o mercado percebe novas necessidades, que devem ser supridas por profissionais que ainda não existem. Por isso, é um pouco difícil prever quais serão as profissões do futuro — mas não é impossível acompanhar essas mudanças e se preparar para elas.

Quais as características das profissões do futuro?

Embora não seja possível dizer com exatidão quais serão as profissões do futuro, nós podemos delimitar algumas das suas características. Isso porque, hoje em dia, já conseguimos observar as competências e funções que vêm ganhando maior destaque e relevância em diferentes setores.

Dessa maneira, podemos dizer que as profissões do futuro serão:

  • Profundamente ligadas à tecnologia, seja como base da execução do trabalho — como no caso de pessoas do setor —, seja a partir de transformações proporcionadas pelas inovações. Pense, por exemplo, nas redes sociais: elas mudaram completamente a maneira como compramos objetos simples e, hoje, criadores de conteúdo são considerados mais influentes para o mercado do que artistas e comerciais de televisão.

  • Baseadas no desenvolvimento de soft skills, uma vez que as mudanças constantes e a dinamização do trabalho exigem profissionais preparados emocional e tecnicamente. Assim, investir em desenvolver habilidades pessoais é muito importante.

  • Focadas na experiência do usuário, já que, atualmente, quase tudo é feito por uma tela. Nossas compras, relacionamentos e atividades cotidianas são mediadas por aplicativos, e-mails, computadores e celulares. Assim, é fundamental que os negócios se adaptem a essa realidade, focando em interfaces mais dinâmicas e intuitivas.

O que é preciso para ser um profissional do futuro?

Evidentemente, as profissões do futuro estarão ligadas a conhecimentos técnicos. No entanto, uma das mais importantes transformações no mercado de trabalho, e que já pode ser acompanhada atualmente, está no fato de que habilidades técnicas, sozinhas, não são suficientes.

O profissional do futuro deve ser alguém capaz de lidar com as rápidas mudanças que acontecem ao seu redor, tanto no mercado, quanto no dia a dia. Sem essa habilidade de se adaptar às novidades, seus conhecimentos ficarão obsoletos em um piscar de olhos.

Isso significa que desenvolver competências e habilidades socioemocionais é tão importante quanto adquirir conhecimentos específicos sobre a sua área. Se você deseja se destacar e integrar o mercado que está surgindo, precisa desenvolver:

  • O raciocínio lógico;

  • A criatividade e inovação;

  • O trabalho em equipe — sobretudo em equipes multidisciplinares;

  • A autogestão;

  • A proatividade;

  • A inteligência emocional;

  • A comunicação clara e assertiva; etc.

Tudo isso, combinado a um olhar atento ao seu setor e a uma fácil adaptação, já é importante hoje em dia. E a tendência é que se torne cada vez mais indispensável.

Quais profissões estão em alta hoje em dia?

Como dissemos, as profissões do futuro fazem referência a cargos e funções que ainda serão criadas. No entanto, atualmente, algumas profissões já podem ser consideradas “do futuro”, graças à importância que desempenham no nosso cotidiano e para as demandas atuais do mercado.

Abaixo, separamos 10 dessas profissões e suas principais responsabilidades. Confira!

  1. Desenvolvedor de Software: responsável por criar programas de computador que automatizam tarefas, recolhem dados e dão insights interessantes para o negócio.

  2. Cientista/Analista de Dados: responsável por coletar, organizar e analisar dados, a partir de pesquisas quantitativas e qualitativas. Também devem apresentar esses dados a outras pessoas da empresa, além de impactar na tomada de decisão.

  3. Especialista em Segurança da Informação: responsável por garantir o tratamento adequado dos dados, segundo a LGPD e outras leis ligadas à segurança da informação.

  4. Analista de Marketing Digital: responsável por identificar e aplicar estratégias de marketing digital que podem trazer mais tráfego e clientes para um negócio.

  5. Desenvolvedor de Inteligência Artificial: responsável por desenvolver softwares que trabalham com IA, automatizando processos e facilitando o dia a dia nos negócios.

  6. Arquiteto/Engenheiro do Metaverso: responsável pela criação de projetos e ambientes 3D no metaverso.

  7. Gestor de sustentabilidade: responsável pela administração de projetos e equipes focados em sustentabilidade, pensando em soluções ecologicamente adequadas em um negócio.

  8. UX Designer: responsável pela criação de interfaces e designs intuitivos, que permitam uma navegação mais natural por sites, aplicativos e outros ambientes digitais.

  9. Técnicos de saúde assistida por IA: responsáveis por identificar e solucionar questões de saúde em pacientes a partir da coleta de informações e do monitoramento de dados pela IA.

  10. Engenheiro de energias renováveis: responsável pela criação de projetos de renovação de energia, que visem a conservação ambiental.

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender um pouco melhor o que são as profissões do futuro e como você pode se preparar para esse mercado!


Um comentário:

  1. Hj precisamos nos adequar á tecnologia , pois aí está o futuro prodissiou

    ResponderExcluir

Comente e Compartilhe com seus amigos!

.
Cupom de 35% OFF na Pós-Graduação Intensiva (Código: QUERO35)